quinta-feira, 26 de maio de 2011

Gestaçao apos bariatrica

Andei reparando, lendo blogs e conversando por ai, que muita mulher acaba pensando na gastroplastia quando começa a pensar em engravidar... no meu caso foi um item que pesou bastante na decisao final pela cirurgia.

Pesquisei bastante pois ja tinha ouvido falar em casos em que a gestaçao pos cirurgia poderia prejudicar o bebe pela baixa absorçao de nutrientes pela mãe gastroplastizada, entao fui em consultas com 2 obstetras, pesquisei muito e realmente no final das contas vi que não é bem assim... e que uma gestação pos bariatrica pode sim ser muito saudavel.

A gravidez em mulheres com obesidade (qualquer nivel) quando comparadas às outras mulheres com peso normal têm um maior risco de desenvolvimento de diabetes gestacional, pré-eclampsia e infecções do trato urinário durante a gestação, sem contar partos prematuros e defeitos na formaçao do tubo neural (espinha) do bebe.

Os medicos tambem encontraram redução dos riscos fetais e maternos depois da perda de peso. Observou-se maior número de partos a termo, maior número de partos vaginais e menor número de recém nascidos grande para a idade gestacional

Porem estudos mostraram a necessidade de um controle nutricional mais cuidadoso principalmente em relação às proteínas, ferro, ácido fólico e vitamina B12, pois na técnica de Fobi-Capella há exclusão do contato do alimento com o duodeno, o que altera o sítio de absorção desses nutrientes.


O risco de possíveis deficiências nutricionais é prevenido se a paciente aderir ao uso de suplementos de vitaminas e minerais prescritos rotineiramente pela equipe antes da gestação e se, depois de constatada a gravidez, a paciente continuar a ingerir suplementos específicos para gestação.

O maior risco de deficiência nutricional após uma cirurgia bariátrica ocorre durante o período de perda de peso mais acentuado, onde a restrição calórica ocorre com maior intensidade e a paciente pode não  estar adaptada a ter uma  mastigação eficaz e a selecionar de forma adequada os alimentos
 Recomenda-se, portanto, que mulheres não engravidem durante o primeiro ano após a cirurgia bariátrica , ou melhor , não engravidem até o peso  se estabilizar

Motivos para se evitar a gravidez durante o período de perda de peso mais intensa :
- A restrição calórica pode afetar a saúde do feto.
- A mãe poderá ter deficiências nutricionais devido à maior demanda nutricional de vitaminas e minerais
-  Um ganho de peso inadequado durante a gravidez poderá reduzir a perda de peso a longo prazo .



Confira tb la no GastroGroup

2 comentários:

  1. Isso é muito importante, um dos motivos que eu decidi fazer a cirurgia, não conseguia engravidar até que minha médica disse que talvez fosse pela obesidade.
    E ai foi só juntar o útil ao agradável...E depois ter muito cuidado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. então flor, estou tentando deixar o açai de lado mais tá dificil, to viciada............

    ResponderExcluir